Primeira Assembleia Nacional das Igrejas Orgânicas

Primeira Assembleia Nacional das Igrejas Orgânicas

Para que todos cheguemos à unidade da fé e ao pleno conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa da plenitude de Jesus Cristo, para que não sejamos mais como meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulentamente e assim, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Jesus Cristo!

(Conf. Efésios 4: 13-15)

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

POR QUE PRECISAMOS DE UMA ASSEMBLÉIA NACIONAL?

Como primeira postagem neste Blog, eu gostaria de expor os principais motivos que me levaram a começar a pleitear uma Primeira Assembléia Nacional das Igrejas Orgânicas do Brasil.

A Igreja - desde o momento de sua plenitude do Espírito, em Pentecostes - tem sido alvo de intensos ataques, em meio a uma real e intensa batalha espiritual.
Nesse imenso e complexo cenário de guerra, nós podemos observar não apenas uma, mas duas fontes de ataques desfechados contra a verdadeira Igreja de Cristo. Pois assim como Senhor concedeu à Igreja a autoridade e poder para pisar serpentes e escorpiões (Lucas 10:19), prefigurando-se assim duas classes de inimigos, assim testemunhamos hoje as igrejas, em geral, sofrerem pesados ataques não apenas diretos e provenientes de todo esse sistema satânico que está se desenvolvendo no mundo, como também vemos tristemente a Igreja orgânica sofrer vigorosos ataques do próprio sistema religioso vigente no cristianismo, representado pelas mega-igrejas institucionais e seus "apologistas", falsos "defensores da fé" que, na realidade, defendem a manutenção daquilo que aprendi a chamar de "FALSA ORTODOXIA"' e que, na verdade, é meramente um sistema de doutrinas estranhas ao Evangelho de Cristo, doutrinas de homens destinadas a manter ovelhas reféns de denominações e a gerar lucro, um lucro tamanho que tem mantido verdadeiras dinastias familiares que hoje manipulam verdadeiros conglomerados econômicos, inteiramente obtidos a partir do vergonhoso uso da imagem da Igreja como uma economia, correspondendo àquilo que tenho chamado de "establishment religioso cristão".
Assim que o Senhor Jesus Cristo tocou meu coração, no sentido de começar a anunciar, primeiro através de Boletins enviados diretamente por Email e depois através do Blog (verdadedecristo.blogspot.com), a mensagem pura do Evangelho do Reino e do Evangelho da Graça e a divulgar e promover o modelo da Igreja Orgânica em todos os seus aspectos, imediatamente comecei a sofrer toda uma série de ataques originados a partir desses tais apologistas da falsa ortodoxia. 
Tais ataques chegaram a tal ponto que cheguei ao cúmulo de sofrer ameaças de morte, porém isso não me assustou e nem tampouco influenciou esse meu ministério, porém comecei a perceber a urgente necessidade de que as igrejas orgânicas se reúnam, se organizem, constituam uma unidade de fé enfim.
Hoje tenho constatado, com grande tristeza, até mesmo a existência de Blogs especificamente criados com a finalidade de combater o modelo orgânico e nesse combate chegam a fazer toda sorte de acusações vis e sem fundamento algum, apenas com o objetivo de desmoralizar a Igreja orgânica e fazer as pessoas retornarem ao establishment religioso vigente.
Por outro lado, outra situação que vem se estabelecendo em nosso meio chamou a minha atenção: casualmente ao trocar emails com uma comunidade de irmãos no sul do país, fiquei sabendo que estavam prestes a receber a visita de um "missionário", uma pessoa, entre várias, que estaria percorrendo o país, de uma comunidade orgânica a outra, fazendo um trabalho "doutrinário", ou seja, ensinando...
O que imediatamente me chamou a atenção nesse caso é: de onde vêm esses "missionários"? qual a sua orientação doutrinária? que tipo de ensinamento estarão eles levando a comunidades simples, muitas vezes sem um forte embasamento bíblico que lhes permita identificar vestígios das próprias falsas doutrinas hoje praticadas nas igrejas institucionais? Não será isso um movimento financiado por aquilo que chamo "establishment" e que na realidade é esse gigantesco consórcio constituído por essas mega denominações?
Amados, o próprio Senhor Jesus Cristo nos advertiu, em Mateus 22:29, que precisamos nos fortalecer conhecendo tanto o poder de Deus como as Escrituras, ou seja, precisamos da unção do Senhor Santo Espírito, buscando a Sua plenitude em adoração, em salmos, hinos e cânticos espirituais, mas precisamos também nos fortalecer em aprofundamento, em mergulho profundo na Palavra de Deus, em firmeza doutrinária enfim!
 
Enfim a solução que o Senhor me mostrou para que possamos desenvolver uma unidade de fé e nos fortalecermos é a realização de uma Assembléia, tal qual ocorreu com a primeira Assembléia, realizada em Jersusalém e retratada em Atos 15.
Se hoje tenho reservas com relação aos resultados daquela primeira assembléia (veja textos no nosso blog) porque, ao final de contas, as decisões ficaram por conta de uma única pessoa (Tiago - Bispo de Jerusalém), também tenho plena certeza de que podemos chegar a resultados muito bons simplesmente deixando que todos opinem sobre os temas tratados, que todos tenham liberdade de participar ativamente, de falar e de expor as suas opiniões, pois todos somos membros do Corpo!
Tenho plena consciência do fato de que não se conseguirá resolver tudo numa simples assembléia nacional que ocupe um fim de semana, porém certamente serão formadas comissões de trabalho encarregadas de discutir os temas e propor decisões que serão finalmente discutidas em outra assembléia.
Porém o simples fato de estarmos nos reunindo em oração comum e comunhão, já é extremamente importante e certamente muito positivo.
 
Hoje eu não disponho de quaisquer planejamentos sobre isso. Tenho apenas essa diretiva que o Senhor colocou em meu coração, que é a de levar avante essa idéia, fazer com que as comunidades orgânicas, em todos os Estados, passem essa idéia umas às outras, irmos trocando emails, etc. até que surja por exemplo a oportunidade de estarmos reunindo representantes de algumas das comunidades em um local comum e aí sim esboçarmos um planejamento básico para essa assembléia, ou seja, uma previsão dos principais temas a serem tratados, a previsão de um local do país para a realização da assembléia, a formação de um Comitê da Assembléia para tratar da sua concretização e do seu plano final, etc.
 
Me coloco à inteira disposição para colaborar no que for possível e convido a todos no sentido de opinarem, sugerirem, oferecerem apoio, etc.

Ainda não sei como receber contribuições financeiras para que essa Assembléia se realize e nem sei também qual seria a ordem de grandeza dos custos para a sua realização, lembro porém que é o Senhor quem peleja por nós e Deus move céus e terra para que a Sua obra se realize por toda parte. Assim foi quando o Senhor Jesus Cristo necessitou de um espaço um pouco maior para a realização da Ceia, com o episódio do Cenáculo retratado em Lucas 22:10-13, e assim foi também com a realização da Assembléia de Jerusalém, retratada em Atos 15, e creio que assim será com a Primeira Assembléia Nacional das Igrejas Orgânicas do Brasil.

Sigamos em frente e que o Senhor Santo Espírito nos conceda sabedoria, entendimento e conhecimento para conduzirmos essa missão em paz e harmonia, com alegria em nossos corações, pois é chegada a hora de ataviar-se a Noiva para o Noivo que já se aproxima!

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá irmãos, coloquei o banner de vocês no meu Blog.
    Que Deus possa unir cada vez mais seus Filhos em amor e sujeição mútua.
    Shalom a todos

    ResponderExcluir